Pedro Amaral Jorge

Pedro Amaral Jorge (APREN, Presidente da Direção)
Pedro Amaral Jorge formou-se em Engenharia Mecânica no Instituto Superior Técnico, e possui ainda um EMBA com vertente de Finanças e Operações, pelo IESE/AESE.
Na sua anterior experiência profissional, desempenhou funções de especialista em estruturação e financiamento de projetos na vertente de investimento do setor privado para o African Development Bank (AfDB), nas áreas de Infraestruturas, Energia e Água e Saneamento em África, com foco na região subsaariana.
A juntar ao seu percurso, Pedro Amaral Jorge possui ainda um histórico de desenvolvimento de projetos de concessões de serviços de utilidade pública e de BOT (Build Operate and Transfer) bem como financiamento, planeamento, construção e gestão, acumulando mais de 15 anos de experiência internacional, tendo trabalhado e vivido em diferentes mercados, em especial na Europa, América do Sul, África e Médio Oriente.
Conta com um total de 20 anos de experiência profissional em posições de gestão de topo, assumindo funções como Diretor de Unidade de Negócio, Membro de Comissão Executiva, Administrador Executivo e CEO em empresas como a Mitsubishi/METITO Utilities, Indaqua / Grupo Mota-Engil, SACYR/SOMAGUE e IDOM.
Ingressou na APREN em dezembro de 2018, desempenhando a função de Presidente da Direção.
ncia.
Dedica-se em particular à energia renovável, transformação de sistemas de energia e especialização nas áreas de produtos químicos, resíduos e gestão de resíduos.
Ela ainda especialista em esquemas de apoio a Energias Renováveis com foco em Mecanismos de Feed-In com suas diferentes variações e desenvolvimentos.
Durante o famoso debate sobre o primeiro esquema FiT alemão entre 1997 e 2001, foi assessora jurídica do Ministério do Meio Ambiente da Alemanha.
Além da cooperação com instituições europeias, trabalha para organizações internacionais como o Banco Mundial e a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA).
Para o governo alemão, trabalha no comércio de eletricidade renovável com a região MENA e tem avaliado as condições para o apoio à energia renovável nesses países.
Atualmente, ela é especialista sênior em um contrato com a BMU alemã sobre o desenvolvimento da FiT alemã.
Representa o Diretor da Federação Europeia de Energias Renováveis (EREF) há mais de 11 anos.




