O que somos O que somos

Quem somos

A APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis é uma Associação sem fins lucrativos, constituída em outubro de 1988, com a missão de coordenação e representação dos interesses comuns dos seus Associados e de promoção das energias renováveis junto de todos os stakeholders do setor da energia e da sociedade civil.

Atualmente, a APREN representa cerca de 90% do total da potência instalada de fontes de geração de eletricidade renovável em Portugal.

A nossa visão

Os consumos de energia serão supridos exclusivamente com recurso fontes renováveis através da sua eletrificação direta e indireta, garantindo uma transição energética limpa e segura que responda à emergência climática e à crise energética.

A eletricidade de origem renovável será a fonte transformadora da estrutura global de fornecimento energético num futuro que se pretende integralmente sustentável.

A transição energética estará continuamente assente na eletrificação direta e indireta do consumo energético, recorrendo a tecnologias inovadoras de geração e armazenamento, que garantem o equilíbrio do sistema elétrico e energético, bem como a segurança do abastecimento, protegendo o consumidor final.

Missão

Atuar a uma única voz no contexto energético renovável nacional, promovendo, em alinhamento estratégico com os nossos Associados, as ações que melhor defendam o desenvolvimento do sector da eletricidade renovável, bem como do hidrogénio verde e dos gases combustíveis renováveis de origem não biológica.

Contribuiruir continuamente para o desenho das políticas, a formulação das estratégias e iniciativas nacionais e internacionais que reforcem o crescimento e desenvolvimento através de um posicionamento de cooperação, de uma comunicação eficaz e da participação ativa com todos os skateholders do setor..

Nossos associados


Promotores e/ou Prosumers: Empresas detentoras de centros electroprodutores (CEP) a partir de fontes de energia renováveis.

Serviços e/ou Indústria ou Singular: Quaisquer pessoas, individuais ou coletivas, interessadas no progresso técnico, jurídico, financeiro e económico da produção de energia elétrica a partir de fontes de energia renováveis e que possam inequivocamente contribuir de modo relevante para os fins da APREN.

Mérito: Pessoa singular que, por serviços ou dádivas importantes à Associação mereça tal distinção. Esta é obtida através de proposta devidamente fundamentada e aprovada em Assembleia Geral, pelos Órgãos Sociais ou Associados.

O que faremos

A Associação trabalha em parceria com organismos oficiais e outras entidades congéneres nacionais e internacionais, participando na elaboração de políticas energéticas para Portugal e promovendo o aproveitamento e valorização dos recursos renováveis para produção de eletricidade e do seu contributo para a descarbonização da economia e para a transição energética, um tema considerado urgente e central pela Comissão Europeia. Privilegia uma coordenação e contacto permanentes com o Governo Português, Ministérios da tutela e respetivos organismos, bem como o diálogo com os principais stakeholders nacionais ligados à produção de eletricidade renovável e representantes da sociedade civil. Tem um forte envolvimento a nível comunitário, integrando projetos europeus de investigação, desenvolvimento e inovação, que possibilitam o acompanhamento da política energética europeia e da evolução do setor nos restantes Estados-Membros. Todo o trabalho de defesa do setor tem sempre o importante input e colaboração direta dos Associados, visando refletir as suas visões e preocupações, de forma a representar uma única voz junto das entidades oficiais, stakeholders e do público em geral.

A Associação desenvolve ainda várias atividades periódicas e pontuais de promoção das energias renováveis e de apoio aos seus Associados, tais como conferências, workshops, formações especializadas e publicações digitais e impressas.

Motivada pela sua missão e responsabilidade social, a APREN dedica-se também à promoção da literacia energética e ambiental dos cidadãos, numa ótica de sensibilização para a importância das energias renováveis na transição energética.

  • Defesa e representação
  • Inteligência de mercado e estudos
  • Conhecimento e excelência
  • Notoriedade de marca